CONTATO:
seicpos.propp@ufop.edu.br A V Mostra de Inovação e Tecnologia – MIT tem por objetivo promover a divulgação das atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico realizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação. Insere-se neste evento a apresentação dos projetos de Iniciação Científica (IC) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CPNq e UFOP (PIBITI/CNPq e PIBITI/UFOP), do Programa Institucional de voluntários de Iniciação Científica (PIVIC/UFOP), e projetos de pós-graduação de bolsistas do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI da UFOP. O crescente número de projetos, produtos, processos e protótipos nos últimos anos na UFOP, e consequentemente, a consolidação de incubadoras e núcleos de inovação da instituição são reflexos dos resultados bem-sucedidos das pesquisas desenvolvidas na instituição no âmbito do desenvolvimento tecnológico e da inovação. Neste cenário, realiza-se a segunda edição da Mostra de Inovação e Tecnologia – MIT no Encontro de Saberes, que terá por objetivo a apresentação das atividades de pesquisa que envolvem inovação e desenvolvimento tecnológico realizados pelos estudantes de graduação e pós-graduação da UFOP. A quinta edição da Mostra de Inovação e Tecnologia – MIT será de modo presencial e os trabalhos selecionados serão apresentados no formato de pôster. Os resumos para a submissão dos trabalhos serão na forma de vídeo de curta duração (tipo pitch). Em TUTORIAL PARA VÍDEO são apresentados os elementos que devem compor o vídeo e as orientações de gravação, edição e submissão. O que é: A Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT) é um evento da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que tem como objetivo promover a divulgação das atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico realizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação. A Mostra inclui a apresentação de projetos de iniciação científica, projetos de voluntariado em pesquisa, além de projetos de pós-graduação. A realização da MIT dentro do contexto do Encontro de Saberes tem uma abordagem multidisciplinar, em que diferentes áreas de conhecimento se conectam e contribuem para a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Quem deve participar: É obrigatória a apresentação de trabalhos pelos estudantes de graduação e pós-graduação que participam dos seguintes Programas de Iniciação Científica da UFOP: PIBITI/CNPq PIBITI/UFOP PIVIC/UFOP MAI/DAI do CNPq Inscrição e submissão de trabalhos: Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastros.php. Após a realização da inscrição é possível realizar a submissão dos trabalhos. Os trabalhos deverão ser elaborados no formato de vídeos de curta duração (tipo pitch) seguindo o template do evento e os respectivos links disponibilizados no ato da submissão no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2024. Os vídeos serão previamente analisados e avaliados pelo comitê científico do evento quanto à qualidade técnica e científica. Após a aprovação do trabalho, eles serão exibidos no evento na forma de pôster. A submissão do trabalho deve ser realizada pelo responsável pela apresentação no dia do evento que, obrigatoriamente, deverá ser um dos autores. Formato dos trabalhos a serem submetidos: Os vídeos deverão ter duração de 4 a 7 minutos, e conter: Título do projeto; Nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e co-autores); Objetivos do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos, conclusão (embasada nos resultados) e agradecimentos; Evidenciar como os resultados do projeto podem contribuir ou contribuíram para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, e seu impacto para a sociedade; Em agradecimentos, fazer menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio. O vídeo (tipo pitch) poderá ser produzido utilizando-se celular, computador ou câmera comum, em uma linguagem acessível de modo a possibilitar a divulgação da pesquisa científica para o maior número de pessoas. O vídeo deverá ser postado no YouTube® e o link inserido no campo Pitch no ato da submissão.Os elementos que devem compor o vídeo, as orientações de gravação, edição e submissão encontram-se em TUTORIAL PARA VÍDEO. Formato de Apresentação no Evento: Os trabalhos (avaliados e aprovados) deverão ser apresentados presencialmente pelo(s) autor(es) no formato de pôster impresso (dimensão 120x90cm). Eles serão agrupados de acordo com a área do conhecimento no qual o trabalho foi inscrito, e serão exibidos em uma determinada sessão do evento. Certificados: Serão emitidos certificados para os autores cujos trabalhos (vídeos) forem apresentados no evento. Cronograma da V MIT 2024
DURAÇÃO DO EVENTO: de 09 a 11 de dezembro de 2024